Sílvio Tavares nasceu em Guarapuava Estado do Paraná em 21-09-1930, filho de Alcides Tavares e Catarina Tavares tendo como avós paternos: Alcides Trindade e Maria da Trindade e Maternos Calixto Lacerda e Maria Otilia de Abreu.
O professor Sílvio Tavares chegou à Cambará juntamente com os professores: Armando Jorge Lombardi (Educação Física) Iran Martins Sanches (Portugues e Literatura); todos recem-formados para lecionarem no Ginásio Estadual de Cambará.
Aqui se casou com a Senhora Matsuco Kami Kawa mais conhecida como Elza Kamikawa Tavares, em 10 de janeiro de 1959; teve quatro filhos: Nara Sílvia K. Tavares, Marielza K. Tavares, Silvio Renato Tavares e Leandro PabloTavares.
Devido a facilidade em fazer amigos pertencia a muitas entidades da cidade, membro ativo e presidente da Lions Club, participava das atividades da igreja Católica Nossa Senhora das Graças; foi cursilhista e membro ativo da Sociedade dos Amigos da Cidade, sendo um dos elementos que mais trabalhou para a construção do prédio para a Faculdade que seria instalada em Cambará ( e que por motivos alheios a nossa vontade não conseguiu do MEC autorização para o devido funcionamento); prédio esse onde hoje funciona o Centro Estadual de Educação Profissional de Cambará . Foi representante legal da Comunidade Nipo brasileira junto ao Consulado Geral do Japão.
Bacharel em Direito, dominava vários idiomas como: Inglês-Frances- Alemão- Espanhol e Japones. Foi professor de História no Colégio Estadual Cambará, professor de Sociologia na Escola Normal hoje denominada Escola Est. Rosa Saporski e professor Catedrático na Faculdade de Filosofia de Jacarezinho (hoje Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho) por vários anos e finalmente foi Diretor do Colégio Estadual Cambará no período de 1961 até 1973, cargo que exerceu com grande propriedade tendo em vista o seu espirito altruístico estando sempre voltado para os alunos com mais carência.
Por problemas alheios a sua vontade foi no ano 1976 destituído do cargo de Diretor e passou a prestar serviços 59ª I.R.E. com sede em Cambará. Trabalhando sempre dessa forma e desempenhando suas funções com esmero e honestidade, foi o Professor Sílvio Tavares, um dos maiores colaboradores do Ensino em nossa cidade e por um Paraná cada vez melhor, essa era a meta preconizada por esse homem cuja finalidade era a educação, em todos os sentidos, da criança e do jovem cambaraense.
O Colégio Estadual hoje recebe o seu nome COLÉGIO ESTADUAL “PROFESSOR SÍLVIO TAVARES”, como um pleito de justiça aquele que dedicou a sua vida a causa do ensino na nossa Cambará.
Vítima de pertinaz doença, faleceu na cidade de Curitiba em 13-12-1976
FONTE: SITE DO GOVERNO DO PARANÁ - LINK SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário