segunda-feira, 7 de novembro de 2011

47 - SÍLVIO TAVARES - PATRONO

Sílvio Tavares nasceu em Guarapuava Estado do Paraná em 21-09-1930, filho de Alcides Tavares e Catarina Tavares tendo como avós paternos: Alcides Trindade e Maria da Trindade e Maternos Calixto Lacerda e Maria Otilia de Abreu.

        O professor Sílvio Tavares chegou à Cambará juntamente com os professores: Armando Jorge Lombardi (Educação Física) Iran Martins Sanches (Portugues e Literatura); todos recem-formados para lecionarem no Ginásio Estadual de Cambará.

        Aqui se casou com a Senhora Matsuco Kami Kawa mais conhecida como Elza Kamikawa Tavares, em 10 de janeiro de 1959; teve quatro filhos: Nara Sílvia K. Tavares, Marielza K. Tavares, Silvio Renato Tavares e Leandro PabloTavares.

        Devido a facilidade em fazer amigos pertencia a muitas entidades da cidade, membro ativo e presidente da Lions Club, participava das atividades da igreja Católica Nossa Senhora das Graças; foi cursilhista e membro ativo da Sociedade dos Amigos da Cidade, sendo um dos elementos que mais trabalhou para a construção do prédio para a Faculdade que seria instalada em Cambará ( e que por motivos alheios a nossa vontade não conseguiu do MEC autorização para o devido funcionamento); prédio esse onde hoje funciona o Centro Estadual de Educação Profissional de Cambará . Foi representante legal da Comunidade Nipo brasileira junto ao Consulado Geral do Japão.

        Bacharel em Direito, dominava vários idiomas como: Inglês-Frances- Alemão- Espanhol e Japones. Foi professor de História no Colégio Estadual Cambará, professor de Sociologia na Escola Normal hoje denominada Escola Est. Rosa Saporski e professor Catedrático na Faculdade de Filosofia de Jacarezinho (hoje Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho) por vários anos e finalmente foi Diretor do Colégio Estadual Cambará no período de 1961 até 1973, cargo que exerceu com grande propriedade tendo em vista o seu espirito altruístico estando sempre voltado para os alunos com mais carência.

        Por problemas alheios a sua vontade foi no ano 1976 destituído do cargo de Diretor e passou a prestar serviços 59ª I.R.E. com sede em Cambará. Trabalhando sempre dessa forma e desempenhando suas funções com esmero e honestidade, foi o Professor Sílvio Tavares, um dos maiores colaboradores do Ensino em nossa cidade e por um Paraná cada vez melhor, essa era a meta preconizada por esse homem cuja finalidade era a educação, em todos os sentidos, da criança e do jovem cambaraense.

        O Colégio Estadual hoje recebe o seu nome COLÉGIO ESTADUAL “PROFESSOR SÍLVIO TAVARES”, como um pleito de justiça aquele que dedicou a sua vida a causa do ensino na nossa Cambará.

        Vítima de pertinaz doença, faleceu na cidade de Curitiba em 13-12-1976

FONTE: SITE DO GOVERNO DO PARANÁ - LINK SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
11º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, ATUALMENETE COM 13 BLOGS 1067 LINKS, ALÉM DE UM TWITTER, UM ORKUT E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO ASSIM 783 PÁGINAS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, SENDO A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES DO RIO GRANDE DO NORTE, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, COM A INSTALAÇÃO DO BLOG STPM JOTA MARIA E EM SEGUIDA, COM O BLOG OESTE NEWS. EQUIPE: JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR E KELLY CRISTINA, SITUADO NA RUA LUIZ GONZAGA FERREIRA, Nº 1, BAIRRO BOA VISTA, MOSSORÓ-RN # E-MEIL:JOTAMARIAWEST@HOTMAIL.COM

ARQUIVO DO LINK ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE ODONTOLOGIA

LINKS - 01

LINKS - 2