quarta-feira, 9 de novembro de 2011

34 - ALBERTO MOREIRA CAMPOS - PATRONO

Nasceu no Recife, onde fez seus cursos básicos e ingressou na faculdade de medicina da universidade do Recife, diplomando-se em 1933, como Cirurgião-Dentista. Após clinicar algum tempo em Pernambuco, transferiu-se para Natal, aqui montando um moderno consultório na década de quarenta. Foi presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Rio Grande do Norte - ABO/RN, no período de 1951/52. A partir 1957, foi nomeado para a Legião Brasileira de Assistência - LBA e durante dezoito anos atendeu à população carente do Estado com toda atenção e paciência, que lhe eram peculiares.
Professor adjunto de odontologia clínica da Faculdade de Odontologia da UFRN, a partir de 1951, torna-se Titular em 1968 e catedrático de odontologia clínica em 1972.
Alberto Campos teve uma grande participação na estruturação e modernização do curso de odontologia de Natal, tornando-o um dos mais conceituados do país. Ainda hoje, este alto nível é mantido, tendo o curso de odontologia da UFRN, obtido conceito "A", na avaliação realizada pelo MEC, no ano de 1999, entre as escolas de nível superior no Brasil. Além de professor e chefe de clínica, foi também diretor de faculdade, no período de 1967 a 1971 e chefe do departamento de odontologia clínica, no período de 1974/76.
Exerceu diversos cargos e comissões na estrutura da universidade, sendo muitas vezes convocado para tarefas e missões que exigiam bom relacionamento, espírito de conciliação, tolerância e bom senso. Foi chefe de gabinete do Reitor Onofre Lopes; Presidente da comissão de tempo integral e dedicação exclusiva, no período de 1971 a 1979 e foi o primeiro coordenador do Centro Rural de Treinamento e A ção Comunitária - CRUTAC, órgão pioneiro de extensão universitária no Rio Grande do Norte, que levava os estudantes a fazer estágios e treinamentos no interior do estado, prestando serviços e assistência e assessoria à população e aos municípios. Esse serviço teve repercussão nacional, sendo durante muitos anos adotado em outras universidades, contando com o apoio do MEC.
Como líder de classe, foi durante quatro anos vice-presidente da associação Norte/Nordeste de ensino odontológico, sendo também membro da diretoria da entidade em âmbito nacional.
Recebeu da UFRN o título de professor emérito e da câmara municipal de Natal, o de cidadão Natalense.
Fonte: GURGEL,  Deífilo. 400 nomes de Natal. Natal: Prefeitura Municipal do Natal, 2000. 811 p.  (Coleção Natal 400 Anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
11º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, ATUALMENETE COM 13 BLOGS 1067 LINKS, ALÉM DE UM TWITTER, UM ORKUT E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO ASSIM 783 PÁGINAS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, SENDO A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES DO RIO GRANDE DO NORTE, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, COM A INSTALAÇÃO DO BLOG STPM JOTA MARIA E EM SEGUIDA, COM O BLOG OESTE NEWS. EQUIPE: JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR E KELLY CRISTINA, SITUADO NA RUA LUIZ GONZAGA FERREIRA, Nº 1, BAIRRO BOA VISTA, MOSSORÓ-RN # E-MEIL:JOTAMARIAWEST@HOTMAIL.COM

ARQUIVO DO LINK ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE ODONTOLOGIA

LINKS - 01

LINKS - 2