segunda-feira, 7 de novembro de 2011

40 - MAX CUNHA DE AZEVEDO - 1º OCUPANTE

Max Cunha de Azevedo (Emérito).Nasceu em Jardim do Seridó - Rio Grande do Norte, no dia 27 de setembro de 1921, tendo concluído o curso primário no Grupo Escolar "António de Azevedo" daquela cidade. Iniciou o curso ginasial no Colégio Diocesano Santa Luzia, em Mossoró, concluindo-o no Colégio Estadual do Atheneu Norte-Rio-Grandense. Na cidade do Recife, cursou o Pré-Médico no Colégio Oswaldo Cruz e, em 19 de dezembro de 1944, graduou-se em Odontologia, no curso anexo à Faculdade de Medicina do Recife.
Em 1948, prestou concurso, promovido pelo DASP, realizado em âmbito nacional, para o cargo de Inspetor de Ensino do Ministério da Educação, sendo o único candidato aprovado dentre os 40 que se submeteram em Natal.               O excelente desempenho do candidato, nesse concurso, foi considerado tão importante que, submetido o seu currículo ao Conselho Nacional de Educação, teve o seu nome aprovado para integrar o corpo docente da então Faculdade de Filosofia de Natal (que veio mais tarde a se constituir na Faculdade de  Educação), como Professor das disciplinas de Legislação do Ensino e de Administração Escolar.               Coube, também, durante a sua gestão como Inspetor Seccional do MEC, a execução de um dos mais importantes programas educacionais do Brasil. Este programa envolvia, sobretudo, o oferecimento de cursos de treinamento para professores não habilitados em nível superior específico, cursos que eram ministrados por docentes selecionados dentre os melhores do país. Esses cursos eram realizados em tempo integral, durante o recesso escolar, abrangendo os conteúdos específicos das mais variadas áreas do conhecimento, além da identificação com as mais modernas técnicas pedagógicas. No período de 1964 a 1966, tive a oportunidade de frequentar 3 desses cursos, o que me autorizava a lecionar a disciplina de Biologia em todo o Estado, constituindo, desta forma, um passo importantíssimo na minha carreira de magistério, como professor de Microbiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.               O Dr, Max Cunha de Azevedo, como Cirurgião-Dentista, foi, durante 9 anos. Chefe da Clínica Odontológica do Hospital Miguel Couto, atual Hospital Universitário Onofre Lopes. Exerceu o magistério na Faculdade de Odontologia da UFRN, na cadeira de Prótese Total e Fisiologia.               Durante a minha graduação em Odontologia, tive o privilégio de ser seu aluno de Prótese Total, quando passamos a cultivar grande amizade, principalmente ao sabermos que somos conterrâneos, que havia entre nossos pais muita cordialidade e que em nossos primórdios há um traço familiar.               Em 28 de novembro de 1996, com meu ingresso na Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia, passei a integrar com muito orgulho, a diretoria executiva. Orgulho não pelos cargos que ocupei na condição de vice-presidente e presidente por 3 gestões, mas pela convivência com meus pares durante as reuniões semanais, onde preciosas aulas de conhecimento, dignidade e amor à profissão odontológica são ministradas pelos mais experientes, dentre os quais o Dr. Max, que, está exercendo o cargo de segundo secretário há 14 anos, isto é, desde 24 de abril de 1995.
FONTE   http://www.institutojosejorgemaciel.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
11º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, ATUALMENETE COM 13 BLOGS 1067 LINKS, ALÉM DE UM TWITTER, UM ORKUT E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO ASSIM 783 PÁGINAS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, SENDO A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES DO RIO GRANDE DO NORTE, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, COM A INSTALAÇÃO DO BLOG STPM JOTA MARIA E EM SEGUIDA, COM O BLOG OESTE NEWS. EQUIPE: JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR E KELLY CRISTINA, SITUADO NA RUA LUIZ GONZAGA FERREIRA, Nº 1, BAIRRO BOA VISTA, MOSSORÓ-RN # E-MEIL:JOTAMARIAWEST@HOTMAIL.COM

ARQUIVO DO LINK ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE ODONTOLOGIA

LINKS - 01

LINKS - 2